Estratégia Headline Marketing para blogs


manchetes headline papel picado revista jornal

Aumentar os visitantes do seu blog usando estratégias de headline marketing é uma das ações mais simples e eficazes existentes na área da comunicação online.

 O QUE É?

O headline marketing é uma estratégia de comunicação usada há muitos anos, e que se tornou um dos pontos base do marketing de conteúdo para blogs, sites e portais da internet.
Esta estratégia resumi-se em expressar a idéia de um artigo através do seu TÍTULO (manchete) em poucas palavras, de forma impactante e que instigue a curiosidade do leitor.

Tudo começa pelo título!

PARA QUE SERVE?

Tratando-se de blogs, este tipo de estratégia serve para aumentar em números a quantidade de visitantes do seu blog ou site. Além das visitas, também serve para o início de um viral nas redes sociais, pois existem muitos usuários (conhecidos como conectores) que compartilham determinados conteúdos sem ao menos lê-los, ou seja, compartilham apenas por empatia com o título.

COMO USAR NO SEU BLOG?

Seu trabalho principal é comunicar claramente um benefício através do título da sua postagem e em troca, ter o valioso tempo do seu leitor. THIS IS MARKETING!

O lendário publicitário David Ogilvy conhecia o poder das manchetes, e como o título literalmente determinaria se o anúncio seria visto.
Ele reescreveu este título famoso por uma propaganda de automóvel 104 vezes:

"Em 60 milhas por hora, a única coisa que você ouve no novo Rolls Royce é o tique-taque do relógio no painel ..." (em tradução livre)

Sabendo disso, revise sua postagem no mínimo cinco vezes e observe se o título esta interessante a cada releitura.

Observe se o seu título contém:
  • Utilidade para o leitor,
  • Sentido de urgência,
  • Ideia de que o principal benefício é de alguma forma único e...
  • Faça tudo isso de uma forma ULTRA-específica.

Seja autocrítico!

CONTRAS & DICAS FINAIS

Na internet é comum cair em algumas pegadinhas, onde o título da postagem do blog pode ser ótimo e o conteúdo ser outro, totalmente fora de contexto.

Em média, 8 em cada 10 pessoas lêem o título de um artigo, mas apenas 2 de 10 vão ler o artigo completo.

Não faça propaganda enganosa e se o conteúdo for meia-boca, não seja sensacionalista. Além de perder um visitante, você perderá um leitor em potencial (estatisticamente raro) e ainda terá um usuário contra o seu blog, que sempre que possível desmotivará alguém a acessá-lo.


Outra dica é prestar atenção nas palavras-chaves.
Tente conciliar um título chamativo com palavras ligadas 100% ao conteúdo principal do post... O Google agradece!

Se souber ajustar bem essas estratégias de marketing no seu blog, você terá certamente bons resultados.

Compartilhar

CONTATO

Este é o primeiro passo para uma nova conquista.
Vamos conversar sobre isso? Não custa nada...



Desenvolvido por