Os publieditoriais precisam de limpidez



A transparência em blogs quando o assunto são postagens comerciais deveria ser obrigatória na blogosfera.

Há alguns anos os blogs brasileiros começaram a abranger suas exposições de publicidade, deixando de trabalhar apenas com os banner's (estilo AdSense) e implementaram uma estratégia que estava dando certo com algumas marcas nos EUA, os publieditorias.

Essa estratégia começou graças às publicidades contextuais, que são aqueles links contendo algum redirecionamento de acordo com as palavras de uma postagem. A partir daí, alguns especialistas viram que a publicidade dentro de uma postagem tinha grande impacto e que alguns blogs de nichos específicos (moda, culinária e etc) estavam apresentando influência no resultado final de compra ou mudança de alguma marca ou produto.

Com o tempo, cada vez mais blogs estavam aderindo a publicidade em formato de postagem que expunha as qualidades de uma marca específica. O grande problema é que os blogs não tem a boa conduta de avisar ao leitor que o post é um publieditorial.


Por que transparência?

Ganhar dinheiro com blog não é nenhum crime. Aliás, sempre defendi publicidade não abusiva na internet. Entretanto, ludibriar as pessoas é contra o código do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e isso pode acarretar problemas para a empresa que paga algum veículo de comunicação para fazer aquele bom jabá.

Caso algum leitor se sinta lesado, pode até entrar com processo no PROCON, pois o Código de Defesa do Consumidor tem um artigo que determina que toda publicidade precisa ser claramente identificada para os consumidores. Neste caso é crime.

Além da questão legal, existe a questão de ser honesto com o leitor e mostrar de alguma forma que o post é uma peça publicitária. Isso pode ser feito através de um aviso no fim ou início do post.

Leve o marketing digital limpo para a sua estratégia, sendo você um contratado ou contratante de publieditoriais. Os leitores agradecem!

Compartilhar

CONTATO

Este é o primeiro passo para uma nova conquista.
Vamos conversar sobre isso? Não custa nada...



Desenvolvido por