O que é core business?

O que é core business e por que é tão importante entender sobre ele num negócio?


Core business

Resumidamente, é o negócio principal de uma empresa e pode parecer algo básico, mas em quase todas as consultorias de negócios que realizo, isso é algo que ainda gera dúvidas, principalmente em pequenas empresas.

Ele é o motivo pelo qual a empresa existe e define onde devem estar os maiores esforços de colaboradores, infraestrutura, marketing e vendas . Esse entendimento é essencial para que uma organização cresça.

Importante por quê?

Entender o ramo de atividade básica é importante por diversos fatores, como para:

  • Otimizar os processos, como tempo, controle organizacional, custos etc
  • Ajudar o marketing a promover a empresa, entender os clientes e gerir a marca
  • Aprimorar a vantagem competitiva
  • Direcionar corretamente a visão da empresa a longo prazo
  • Facilitar a elaboração de um modelo de negócios

Como fazer?

A análise deve começar de fora para dentro, numa visão macroambiente. É fundamental a realização de uma pesquisa de mercados e dependendo da complexidade da empresa, até uma pesquisa de marketing.

Com os dados em mãos, é a hora de começar a arrumar a casa, analisando se os processos, as habilidades dos funcionários e os custos estão de acordo com o core business da empresa.

Dá um exemplo de core business, Tiago?

Sim! Comumente uma imobiliária vende e aluga todo tipo de imóveis. Contudo, a "Imobiliária Scarpa" (ficticia) fez uma pesquisa, onde chegaram a conclusão que vendas de casas de luxo gera mais lucro, a concorrência não atua, há menos esforços de venda e conecta com a marca, vista na região como premium. 

Neste exemplo, podemos analisar que a "Scarpa" continuará vendendo e alugando casas comuns, apartamentos, terrenos etc. Mas o negócio principal da empresa será a venda de casas de luxo. É isso!